Amor Fati
Vídeo-excerto de trabalho sonoro
Amor Fati
2023
Design de Som para curta-metragem.
(Captação, montagem e mistura.)
A visualidade e estética da curta-metragem oferecem ao som a liberdade de criar uma experiência sonora, onde a presença e a ausência do som são fundamentais para o processo criativo.
A presença de sons é usada para criar ambiência. Aglomerando sons e transformando-os. Em oposição, a ausência de sons é utilizada para criar emoção e tensão, dando um maior foco ao texto.
Para as cenas originadas na floresta, o som é embelezado através do uso de sons realistas de pássaros, que em pós-produção são trabalhados e transformados, apesar de não perderem o seu teor realista. Há como objetivo criar um ambiente desconhecido e surrealista, sendo esse produzido por sons especialmente escolhidos, como o som de “derramar líquido”, que é transformado através de mudanças na velocidade e tom. Além disto, os apontamentos de banda sonora são produzidos por melodias monótonas tocadas por sintetizadores.
Este trabalho de transformação do som e construção de uma paisagem sonora/banda sonora foi valoroso a fim de criar uma identidade para as cenas de ambientes espaciais e surreais.